Tentilhão

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domingo, 17 de março de 2013

O canto do tentilhão caracteriza-se por uma sequencia mais ou menos rápidas de sílabas muito vibrantes que duram de 2 a 5 segundos e só está completo quando executado o remate, sendo que o canto é composto pela pega, o meio e o remate. O remate é a parte mais importante do canto do tentilhão e que determina quais os bons e os maus cantares, o remate é como que um ponto final na cantiga do pássaro.

PEGAR
os pegares é o arranque do cantar , normalmente em crescente e são apreciadas os pegares setiu setiu ,blim blim ,wui wuit ,bié bié ,etc

MEIO
É por norma a parte mais alta do canto do pássaro e com repetições de uma ou duas sílabas diferentes BieuBieu, PlimPlim, TuimTuim, ToimToim, CasCas, DesCasCas entre outras.

REMATE
Existem diversos remates que passo a descrever do melhor para os piores: CHEU (bom), GEU (tolerável), CHUIM ou CHUEU ou BEU (todos de má qualidade). Existem alguns remates que se percebe perfeitamente que são remates e que não se conseguem traduzir por sílabas.
O tentilhão tem ;

PEGARES:
SETIU SETIU SETIU-Pegar de cia são feitos de 3 maneiras ,aqui manda a zona .
BIÉ BIÉ BIÉ
DIÓ DIÓ DIÓ
TIM TIM TIM
TIÉ TIÉ TIÉ
WUIT WUIT WUIT-
TEIM TEIM TEIM -Muitos confundem com tuim tuim tuim ,é uma afinação diferente
STE STE STE
DES GÁS GÁS
TTTTTIRIRIRIRI -Isto para tararachéu pega bem .

PANCADAS:
TÓTÓTÓ
CÓS CÓS CÓS
TOIM TOIM TOIM
TEIM TEIM TEIM
TUIM TUIM TUIM
Muitos confundem o tuim depende da forma como está sequencia e sguimento do canto ,pode ser pancada ,divisão ,repartido ,assim como mais algumas pancadas que dão ,naquilo que sempre ouvi dos grandes senhores é que deve funcionar como um repartido ,nunca de pegar ou remate ,nunca acaba em tuim se assim fosse faltava-lhe o ramate em Chéu ,assim como se fosse no começo falta-lhe o pegar é aqui que muitos tombam se não souberem são enganados

Divisão
Repartidos
Divididos (o pintassilgo também tem mas diferente )

REMATES e AFINAÇÕES ;
TARARACHÉU
Afinamentos deste remate ;
Tiririchéu
Tururuchéu
Tóróróchéu

BÉBÉCHÉU
Afinamentos deste remate;
Bliblicchéu
Blimblimchéu
Blábláchéu
Blébléchéu
Dédechéu
Dieúdieúcheú
Rebebecheú
Aqui nestes pode fazer safada que é trim,é preciso tar com muita atenção.

TORRUCHÉU
Afinamentos deste remate;
Trulochéu
Trililichéu
Aqui é a zona dos bate chapas e borda d`água .Torna -se complicado ouvir um pássaro destes derivado da afinação e entoação que muitos pássaros dão a estes raros cantares

TÓTOCHÉU
Afinamentos deste remate;
Tointoinchéu(pancadas altas)
Tintinchéu(pancadas fexadas)
Aqui pode repartir com INTOINTOINTOIN TÓTÓTÓ CHÉU pertence aqui ,mas pode ser em todos os cantares que desta forma são repartidos ,são cantares panquedos e pulmosos

CÓCÓCHEU
Afinamentos deste remate ;
Cóscóschéu
Cáscacheú
Quizquizchéu
Nestes cantares e afinamentos pode ter a arrastada que é como se fosse um esguincho ssssssrrrrrlll(+ou-)
É mais ou meno isto ,mas o pássaro pode fazê-las salteadas entre todas o que se torna mais bonito antes do remate
Todos estes cantares tb podem ser divididos com Tuim tuim tuim
Isto pra passaros finos

Temos ainda alguns sons emitidos pelos Tentilhões;

PRESENÇA
http://forum.avespt.com/sons/tentilhao/presenca.mp3
Som que a ave emite com alguma regularidade incluído quando voa, é um som monosílabo e discreto e designado na gíria como "dar de boca".

PIMPILHAR
http://forum.avespt.com/sons/tentilhao/pimpilhar.mp3
Som que a ave emite quando pretende chamar outra, também utiliza este som com uma cadência mais rápida quando sente alguma pressão.

MIAR
http://forum.avespt.com/sons/tentilhao/miar.mp3
Som penetrante e irritante que emite quando detecta outro individuo por perto e não está confiante que o consegue vencer, normalmente associado a um sentimento de desvantagem.

CARRIÇAR
http://forum.avespt.com/sons/tentilhao/carricar.mp3
Outro som que emite quando detecta outro individuo por perto, mas neste caso a ave está mais confiante e é associado a um sentimento de vantagem perante os outros, normalmente a maioria dos tentilhões deixam de cantar quando um deles começa a carriçar.

ESTUDAR
http://forum.avespt.com/sons/tentilhao/estudar.mp3
Fase em que os pássaros novos experimentam e preparam os músculos da garganta para o canto num tom muito baixo, também os pássaros velhos no inicio da época de canto passam por uma fase de estudo mas mais curta e intervalada com cantigas em tom normal.

 
 
 
 


 


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